Objetivos do Curso
Este curso busca favorecer a reflexão sobre o fenômeno da autolesão na escola, a partir dos aspectos psicossocial, cultural e linguístico, visando favorecer aos educadores e psicólogos, a compreensão sobre o reconhecimento, acolhimento e intervenção diante desta realidade com adolescentes na escola. Uma travessia entre teoria e prática, convidando os participantes a compreenderem a autolesão como linguagem e a experimentarem o Ateliê da Escrita de Si como instrumento de mediação simbólica, cuidado e autonomia.
A automutilação entre adolescentes tem se tornado um fenômeno crescente no contexto escolar, desafiando profissionais da educação e da saúde mental a compreender o que esses corpos tentam dizer. O curso será desenvolvido a partir de módulos teóricos e módulos vivenciais, buscando favorecer a intervenção prática em situações críticas à luz da Psicologia Humanista.
Programação Geral
Público Alvo: Profissionais e Acadêmicos de Psicologia e de Educação
Encontros Mensais: Sábados das 08:30 h às 17:30h (em geral 4ª semana de cada mês)
Calendário: 25 abr / 23 mai / 27 jun / 25 jul / 22 ago e 26 set 26
Carga Horária: 60h
Programação Temática
-
Adolescências Concretas: A construção social da adolescência & vida escolar
-
Saúde Mental na Escola: Desafios atuais na escola, rede de apoio e suporte.
-
O Fenômeno da Autolesão na Escola: Autolesão como linguagem que o corpo escreve, reflexões entre “Escrita à sangue” x “Escrita à tinta”.
-
Adolescência & Existência: Desenvolvimento, desafios, autonomia e responsabilidade.
-
Autoconhecimento e Emancipação: Entre a culpa, o alívio e a solidão, o encontro com a aceitação e a ressignificação.
-
O Ateliê da Escrita de Si no Cotidiano Escolar: Fundamentos e Práticas intersetoriais de cuidado e prevenção à autolesão.


